Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2015, 14h55 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2015, 11h02 | Acessos: 16634

COLÉGIO MILITAR DO RECIFE

Os Colégios Militares de todo o Brasil têm origem no Colégio Militar do Rio de Janeiro, criado em 06 de maio de 1889, sob a denominação de Imperial Colégio Militar. Idealizado pelo conselheiro Thomaz José Coelho, sua destinação precípua era a de abrigar os descendentes dos combatentes da guerra contra Solano Lopes, ministrando-lhes educação secundária, profissional e cívica.

O Colégio Militar do Recife (CMR), fundado em 11 de dezembro de 1959, pelo Decreto nº 47.416, iniciou seu primeiro ano letivo em 25 de abril de 1960. O Cel Mário Libório Pereira foi o primeiro comandante.

O CMR nasceu no bairro do Derby, às margens do rio Capibaribe, no velho prédio onde havia funcionado por muitos anos a antiga faculdade de Medicina de Pernambuco. As condições precárias das instalações levaram à construção de uma nova sede, na Av. Prof. Luís Freire, no bairro do Engenho do Meio. Em 17 de julho de 1978, o Colégio Militar do Recife transferiu-se mais uma vez para a outra sede, na qual funcionou até 31 de Dezembro de 1988, data de sua desativação, por determinação do Comando do Exército.

Pela Portaria Ministerial n° 152-A, em 31 de março de 1993, foi reativado e instalado, provisoriamente, nos aquartelamento do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, no bairro de Casa Forte e, posteriormente, deslocado para as instalações da 7ª RM – 7ª DE. Ainda em 1994, teve início a construção da sede atual, sendo inaugurada e ocupada efetivamente no ano letivo de 1996.

Dessa forma, fruto dessa congregação de esforços do Exército Brasileiro e da sociedade pernambucana, o Colégio Militar do Recife foi reinaugurado, passando dia de 25 de abril a ser a data de comemorativa de seu aniversário de criação. Comemorar, entre outros aspectos, o sucesso do cumprimento da missão de formar dignos cidadãos brasileiros, segundo uma sistemática educacional que concilia o ensino de qualidade e de excelência com a disciplina rigorosa, com os valores marcantes propagados pelo Exército Brasileiro.

O Colégio Militar do Recife tem como lema: CMR, um sonho feito realidade.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página